Comitiva do SINJUR visita Comarcas para avaliar cumprimento de prioridades na vacinação de servidores

0

Visando dar cumprimento à gestão feita ao presidente do TJ/RO, relativa à vacinação, com prioridade, de oficiais de justiça e pessoal que atua na linha de frente da instituição, uma comitiva do SINJUR se deslocou ao interior do Estado e visitou algumas Comarcas.

Dentre estas, na manhã da última segunda-feira, 05, os dirigentes do Sindicato estiveram no município de Vilhena, e, ao verificar “in loco” que não havia cumprimento da Lei que regulamenta as prioridades estabelecidas, agendou imediatamente visita com o prefeito do município, Eduardo Japonês, e foi recebida.

Ao se reportar sobre a reivindicação do SINJUR, Japonês explicou que em Vilhena, para evitar “injustiças”, foi formado um comitê gestor dos atos da covid, com representação do MP, OAB, ficando com este a responsabilidade pelos casos de prioridade na aplicação da vacina.

Prosseguindo na sua explanação, o prefeito esclareceu que, lamentavelmente, Vilhena está recebendo menos doses do imunizante, em grau de proporcionalidade aos demais municípios, por conta do seu quantitativo de habitantes estar defasado e rege ainda pelo senso feito pelo IBGE no ano 2.010, fato que não corresponde à realidade dos dias atuais.

O chefe do executivo vilhenense ressaltou ainda, que por conta desse equívoco, já encaminhou Ofício ao governo do Estado solicitando a revisão do critério populacional e, com isso, correção da defasagem populacional existente tomando-se por base 2.021, o ano que em vivemos.

Disse, por fim, que não se opõe em atender ao pedido do SINJUR, mas que precisa primeiramente que a decisão governamental seja tomada, fato que proporcionará um maior número de doses do imunizante, ao município, cobertura vacinal justa, e, por conseguinte, número de mortos e contaminados bem menores do que se depara neste momento.

No final do encontro, a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, o oficial de justiça Moacir da Cruz Santos, e os demais diretores da Instituição, agradeceram a atenção dispensada pelo prefeito e se manterão vigilantes e em compasso de espera para, na maior brevidade possível, ver imunizada essa categoria com a prioridade a que faz jus por Lei.

Nesta terça, 06, em Vilhena, pessoas com idades entre 40 e 45 anos, sem comorbidades, recebem a primeira dose da vacina.

Confira o anexo: Oficio 333-2021 GAB – Correcao do numero de Habitantes – Vacina Covid