Você já se perguntou em qual fase da sua vida financeira está vivendo?

0

Você sabia que ao longo da nossa vida passamos por várias financeiras?

Pois é, se você nunca recebeu educação financeira, é normal imaginar que existem apenas 3 fases: aquela na qual você nem trabalhava e não tinha dinheiro, aquela na qual você ganha dinheiro em troca de trabalho e aquela na qual você espera não precisar mais trabalhar para receber dinheiro (aposentadoria tradicional).

Mas na prática, a partir do momento que as pessoas começam a receber dinheiro, podemos identificar várias fases que estão relacionadas aos hábitos de consumo, à quanto controle você tem sobre o dinheiro e qual seu nível de conhecimento sobre investimentos.

Em resumo, você já pode ter atingido um excelente patamar profissional, que te proporciona uma renda mensal bem acima da média brasileira, e mesmo assim estar da Fase -1 da vida financeira 

Por outro lado, pessoas com uma renda inferior à sua, mas com hábitos de consumo equilibrados e com reserva de dinheiro investida podem estar na Fase +1 (que não é a última, mas é melhor que a fase atual da maioria das pessoas).

Saber em qual fase você está é muito importante para identificar o que deve ser feito para mudar de fase e avançar rumo à realização dos seus sonhos.

E se você quiser orientação e apoio nessa jornada, pode contar comigo!