Sinjur celebra Dia da Mulher com trabalhadoras do Judiciário

0

Em todo o Estado, as trabalhadoras do Judiciário receberam homenagens e felicitações pelo Dia da Mulher, data festiva e de reflexão sobre o protagonismo feminino e as diversas barreiras vencidas por elas para aliar a dedicação à carreira profissional com os afazeres da vida familiar e do convívio social. Guerreiras, batalhadoras e acima de tudo, fontes de inspiração para todas as lutas.

Em cafés da manhã, palestras e até música ao vivo, as trabalhadoras foram celebradas e puderam abraçar e ser abraçadas em reconhecimento à grande dádiva que é a criatura que em si gera vida e ensina o amor.

Na capital

Num clima festivo e descontraído, as mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, 8, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Palestras relacionadas à nutrição e qualidade de vida foram promovidas pelo Departamento de Saúde e Bem-Estar da Instituição. O evento foi aberto pela juíza auxiliar da presidência, Euma Tourinho, que representou o presidente da instituição.

Ao se pronunciar, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário de Rondônia – Sinjur, Gislaine Caldeira, agradeceu a oportunidade, parabenizou as colegas de trabalho e afirmou que “a nossa presença no mercado de trabalho ainda é muito tímida, se observarmos dados estatísticos, mas muito diferenciada, já que a maioria não está no sistema por cotas ou por escolha, mas por capacidade e merecimento. No Judiciário, especialmente no que se refere aos mecanismos de defesa aos direitos da mulher, a presença feminina com a capacidade técnica sempre envolta da força e da capacidade humana, faz um diferencial enorme nas nossas vidas”.

Duas palestras foram promovidas pelo Departamento de Saúde e Bem-Estar Social – Desau para integrar a programação do evento. Na primeira, a nutricionista da instituição, Leonice Antunes de Andrade, falou sobre “Alimentação desintoxicante para a mulher moderna”. Citou a importância de identificar, no dia a dia, quais substâncias intoxicantes as pessoas ingerem, seja por meio de vícios, como o cigarro, alimentos ou medicamentos. O uso excessivo, abusivo ou mesmo necessário, pode levar toxinas ao organismo.

Na segunda palestra, as servidoras tiveram a oportunidade de conhecer técnicas e receitas de sucos funcionais e leites vegetais, com a apresentação da dermaticista do Ibeco/SP, Acácia Dantas, especializada em alimentação vegana pelo Instituto Viva Jacareí, de São Paulo e pós-graduada em Planejamento Educacional (Universo/RJ).

Durante a apresentação, a dermaticista preparou alguns sucos funcionais e leites vegetais, que foram degustados pelas participantes. O evento finalizou com um coffee break oferecido pelo Sinjur.

Clique aqui para ver as palestras no Canal TJRO Notícias no Youtube

Nas comarcas

Muita animação, com a reunião também das terceirizadas, estagiárias e demais trabalhadoras dos fóruns. Sob organização dos delegados sindicais, os eventos foram patrocinados pelo Sindicato e outros parceiros locais, o que tornou cada café da manhã especial e diferenciado. Em São Francisco do Guaporé, a música ao vivo embalou a homenagem. Ao som de um violino do servidor Marcos Alexandre, administrador fórum, uma pausa para a comemoração em meio tanto trabalho. Harmonia e beleza que rederam momentos de descontração e integração. Cacoal, Pimenta Bueno, São Miguel, Machadinho do Oeste, Guajará-Mirim e Vilhena também registraram a festa com cliques especiais.