SINJUR - Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judicíario do Estado de Rondônia

Servidores escolhem congressistas do CONSINJUR 2019 no próximo dia 11

0

Todos os filiados podem se candidatar; vagas são proporcionais aos trabalhadores da comarca

Será por meio de voto direto e secreto a eleição dos congressistas que irão representar os trabalhadores de todo o Estado no XI Congresso dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia (CONSINJUR). A Assembleia Geral para escolha dos servidores será realizada no dia 11 de setembro, em todas as comarcas e todos os servidores filiados podem se candidatar às dezenas de vagas, que serão proporcionais ao número de filiados nas comarcas.

EDITAL – 0032019-SINJUR

A assembleia da próxima quarta-feira será regida pelo Edital 03/2019, com primeira chamada às 8h. Os interessados terão até as 9h para realizar a inscrição dos nomes para candidatura a congressista.

Para eleição seguir-se-á a seguinte regra numérica: a cada 50 filiados, será eleito um congressista. Nas comarcas com número de filiados inferior a 50, será eleito um congressista. De 51 a 100 filiados, 2 congressistas serão os eleitos, e assim sucessivamente. Nas comarcas do interior, na ausência de delegado sindical e respectivo suplente, qualquer filiado poderá conduzir a eleição para a escolha do congressista, sob coordenação da Diretoria.

Não havendo mais de um candidato, os presentes deverão votar se querem realizar a escolha por voto secreto ou por aclamação. As cédulas de votação poderão ser confeccionadas de acordo com a disposição dos participantes da Assembleia. A Diretoria sugere o modelo, no qual é possível ter até oito cédulas por página de papel A4, que deve ser recortado. 

MODELO LISTA DE INSCRITOS PARA CONGRESSISTAS

Não havendo interesse de candidatos ou quórum para votação, a sessão deverá permanecer aberta até as 11h, quando deve ser encerrada, e lavrada ata informando que não houve interesse de eleger representante naquela localidade.

Após inscritos os interessados no cargo de CONGRESSISTA, será apresentada aos presentes uma lista com todos aqueles que manifestaram interesse em ser eleitos para tal cargo.

Conforme foi decidido pelo Sistema Diretivo do Sinjur, formado por delegados das comarcas e Diretoria, a votação começará às 9h30 e será encerrada às 12h30, oportunidade em que o coordenador, juntamente com três filiados, procederão a apuração e lavratura da ata, excetuando-se a sede da Central de Processamento Eletrônico – CPE, local em que a eleição ocorrerá nos três turnos, com encerramento às 22h.

CONSINJUR

O congresso será de 6 a 8 de outubro de 2019, na cidade de Cacoal, com o tema “Sustentabilidade e Fortalecimento Sindical”.  O CONSINJUR reúne, a cada três anos, os trabalhadores da Justiça Estadual de Rondônia, nos termos do Art. 57 do Estatuto Social, para promover debates, formações e reformulações no texto estatutário.

Os filiados que visam o fortalecimento do Sindicato devem participar do Congresso, pois é neste momento que são votados importantes temas para a categoria.

Mudanças estatutárias

Em 2019, a Diretoria do Sinjur irá propor a reformulação do Estatuto Social do Sinjur, à luz da reforma do Código de Processo Civil e demais atualizações legislativas, como a Reforma Trabalhista, de 2017. Entre as propostas que serão apresentadas por esta Gestão estão o fim do PRO LABORE mensal para os diretores à disposição, que deverá substituído por jetons em reuniões ordinárias, estendidos também aos delegados e conselheiros sindicais, na proporção de suas atribuições. Outras proposituras a serem debatidas e votadas são a criação do Fundo Social do SINJUR e a flexibilização do Fundo de Greve para pagamento de custas, perícias e demandas judiciais; assim como a criação de mecanismos de prestação de contas e governança online e o fim da reeleição infinita (aprovada no CONSINJUR DE 2016).

Propostas de filiados

Continua aberto até o próximo dia 30 de setembro o prazo para que os filiados que desejarem enviar proposta de mudanças possam fazê-lo, para que as mesmas sejam inseridas no rol de discussões para deliberação pelos congressistas. As sugestões devem ser encaminhadas para –e-mail safi@sinjur.org.br. Após esse prazo, os servidores devem encaminhar suas sugestões por meio dos congressistas eleitos, que farão apresentação das mesmas segundo os procedimentos definidos pelo Sistema Diretivo.

ORIENTACÃO ELEIÇÃO CONGRESSISTASINJUR – atualizada em 10/09/2019 às 10:47

MODELO-LISTA-PRESENÇA-ASSEMBLEIA-EDITAL3-19-VOTOSECRETO

 

FIQUE POR DENTRO DE CADA DETALHE – NOTA: sobre a eleição dos congressistas

  • Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia

    ÁREA RESTRITA
    ACESSE O E-MAIL

  • SEDE E HOTEL DE TRÂNSITO PORTO VELHO

    Rua Venezuela, 1082 – Nova, Porto Velho – CEP: 76820-100 – Porto Velho – Rondônia
    Reservas: rsinjur@gmail.com – Fone: 3217-9254
    Plantão:  69 9 9209-0218 | 69 9 9202-9502

  • SEDE E HOTEL DE TRÂNSITO JI-PARANÁ

    Rua Julio Guerra, 1025 – Centro – Ji-Paraná – RO Reservas: reservasjipa@sinjur.org.br
    Fone: 32019531 – Plantão: 69 998479-7834