Sinjur destaca a importância do Conselho Fiscal e dos Representantes Sindicais

0

Nos próximos dias serão publicados editais para convocação das assembleias em que serão eleitos os membros do Conselho Fiscal, assim, como os representantes sindicais.

Apesar da importância dessas funções, muitos filiados ainda não conhecem as atribuições dos representante das Comarcas e dos conselheiros fiscais.

Conselho Fiscal

A assembleia para formação do Conselho Fiscal, que garantirá a fiscalização e transparência das contas do Sinjur, será neste mês de fevereiro, em Porto Velho.

O Conselho Fiscal, que funciona de modo permanente, é o órgão fiscalizador dos atos da diretoria com o objetivo de proteger os interesses dos sindicalizados relacionados às questões financeiras da entidade. É composto de três membros e respectivos suplentes, eleitos em Assembleia Geral, com mandato de três anos.

Ainda que o Estatuto não faça distinção de formação para se candidatar, a Diretoria convida aos servidores com formação ou conhecimentos técnicos na área, da capital e interior ,que queiram participar e tenham disponibilidade, para que se candidatem. O convite para Assembleia também é dirigido a todos os demais filiados, que devem votar para eleger o Conselho.

Conforme o Estatuto, o prazo parar convocação dessa assembleia é de até 30 dias úteis após a posse da Diretoria.

Representantes Sindicais

Para cumprir essa função, de representante da categoria, o escolhido deve participar de todas as sessões ordinárias e da maioria das extraordinárias e manter diálogo aberto com a categoria.

Segundo o estatuto da entidade sindical, o Conselho de Representantes Sindicais deve ser constituído por um representante de cada Sede Sindical. Na assembleia, em todas as Comarcas, além de um representante deve ser escolhido um suplente.

A convocação para escolha dos representantes, seguindo a norma estatutária, deve acontecer até 60 dias após a posse da diretoria executiva do Sinjur, conforme art. 10, prazos que serão cumpridos pela Diretoria, sem expedientes duvidosos ou falta de informação, de modo a proporcionar que todos participem, tanto como candidatos quanto como eleitores. É você que irá decidir! Participe!