RETROSPECTIVA DAS AÇÕES DO SINJUR NO DECORRER DO ANO DE 2021

0


Com o compromisso de estar sempre ao lado do sindicalizado, resistindo às investidas contrárias e buscando a efetivação de diversos direitos que foram negligenciados por Administrações passadas do Tribunal de Justiça Estadual, além de manter o Sindicato nos trilhos da sustentabilidade financeira, a Diretoria do SINJUR iniciou seu segundo mandato tomando posse na cidade de Ji-Paraná, no dia 01 de janeiro, para condução dos destinos da Entidade no biênio 2021/2023.

CONFIRA AS IMAGENS DA POSSE:
http://www.sinjur.org.br/nova-diretoria-do-sinjur-toma-posse-na-cidade-de-ji-parana-15/

VEJA A SEGUIR OS ACONTECIMENTOS MÊS A MÊS

JANEIRO:

Logo no início do mandato, os gestores do SINJUR já obtiveram uma grande vitória com gestões imediatas feitas junto a UNIMED, para suspender o reajuste anual, por mudança de faixa etária:

CONFIRA:
Suspensão dos reajustes anual e por mudança de faixa etária

A decisão da Diretoria Colegiada da ANS pela suspensão dos reajustes anual e por faixa etária foi tomada diante de um cenário de dificuldades para o consumidor em função da retração econômica acarretada pela pandemia, e de um cenário de redução de utilização dos serviços de saúde no período. A medida da ANS buscou conferir alívio financeiro ao consumidor, sem desestabilizar as regras e os contratos estabelecidos.

A suspensão só não foi aplicada aos contratos antigos (anteriores ou não adaptados à Lei nº 9.656/98), aos contratos de planos coletivos empresariais com 30 ou mais vidas que já haviam negociado e aplicado reajuste até 31/08/2020, e aqueles com 30 ou mais vidas em que a contratante optou por não ter o reajuste suspenso.

Dessa forma, a ANS buscou respeitar as negociações já realizadas entre o contratante e a contratada, zelando pela estabilidade jurídica e pela preservação dos contratos em vigor.

MAIS AÇÃO:
Também no começo de janeiro/21, a Diretoria travou a primeira batalha em defesa dos funcionários para barrar o desconto do auxílio transporte, imposto pela presidência do TJ.

De pronto, acionou o jurídico do sindicato sobre a notificação encaminhada às chefias imediatas, para informação sobre os servidores que se encontravam em trabalho remoto desde abril de 2020, para ciência do desconto do auxílio transporte dos servidores no referido período.

Foi solicitado pela presidente do Sinjur que não fosse procedido desconto no mês, (janeiro 2021), no que já foi atendida pela administração do TJ. Uma reunião entre a presidente do Sinjur o presidente do TJ/RO tratou do tema.

REDUÇAO DE CUSTOS OPERACIONAIS:

De imediato, foi colocada à venda o veículo Hilux de propriedade do SINJUR, como forma de enxugamento da máquina.

A nova gestão se voltou para a manutenção ao compromisso de administrar o sindicato com redução de custos operacionais, a fim de deixar sempre saudáveis e equilibradas suas contas, em perfeita harmonia entre receitas e despesas.

Por isso, a diretoria decidiu pela venda da caminhonete modelo Hilux, ano 2.015. Para justificar essa tomada de decisão, primeiramente foi feito o levantamento de gastos com manutenção do veículo e este se mostrou bastante elevado, uma vez que o carro era utilizado, no mais das vezes, na realização de viagens para o interior do Estado.

CUIDADOS COM A SAÚDE DOS SINDICALIZADOS:

Ainda em janeiro, visando proteger os sindicalizados da pandemia, a Diretoria do SINJUR baixou Portaria disciplinando expediente e procedimentos nos hotéis de trânsito em Porto Velho e Ji-Paraná.

Confira o documento:

Diretoria do SINJUR baixa Portaria disciplinando expediente e procedimentos nos hotéis de trânsito

CONQUISTA DOS SERVIDORES:

A Diretoria do SINJUR, implantou através da Portaria 01, da mesma data, o sistema de integração Leva e Traz SINJUR” em busca de atender os filiados de forma rápida e segura, que consiste na utilização de veículos de mobilidade urbana, geridos por aplicativo.

O objetivo do serviço foi de aumentar a rapidez e segurança no atendimento ao filiado que precisa se deslocar na capital, desde que, para situações de real necessidade. O serviço também trouxe maior segurança aos prestadores de serviço do Sindicato, que não precisarão se deslocar durante as madrugadas, aos finais de semana e feriados.

O serviço “Leva e Traz SINJUR” está disponível durante a semana, a partir das 18 até as 6 horas da manhã seguinte. Aos finais de semana e feriados o serviço funciona 24 horas.

Veja o documento que instituiu: PORTARIA Nº 01 DE 18 DE JANEIRO DE 2021.

DEMOCRATIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO EM PROCESSOS ELETIVOS

A diretoria do SINJUR dando cumprimento as determinações estatutárias e, em conformidade com a gestão democrática que vem desenvolvendo promoveu a escolha de membros do Conselho Fiscal, com a participação de todos e através do Edital 001/2.020, publicado no Diário da Justiça em 26/01, convocou os servidores sindicalizados interessados em concorrer a cargo o qual é composto por três membros titulares e três membros suplentes, informando sobre a abertura das inscrições.
O resultado foi inédito em vista de que, desta vez, a escolha recaiu sobre profissionais com reconhecida capacidade e formação técnica.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO SINJUR NÚMERO 001/2020, PUBLICADO NO DIÁRIO DA JUSTIÇA EM 26/01/2021

PEDIDO DE DESLIGAMENTO DA DIRETORIA DE MEMBRO

A presidente do SINJUR comunicou aos sindicalizados, o afastamento, a pedido, da servidora Galdiana dos Santos para tratamento de saúde. Em cumprimento aos ditames do Estatuto do SINJUR, em seus artigos 43 e 44, assume na vacância do cargo seu suplente imediato, JERDSON RAIEL RAMOS, eleito na composição da chapa.

Veja a matéria:
http://www.sinjur.org.br/comunicado-sobre-afastamento-de-membro-da-diretoria-e-assuncao-de-suplente/

SINJUR ATUA PELO PCCS

O mês de fevereiro começou com o SINJUR, não satisfeito com a condução do Plano de Cargos e Salários e muito menos com as nuances que o cercavam, e se contrapôs junto ao TJ, por um plano que melhor atendesse aos interesses de seus filiados.

Por conseguinte, expediu comunicado informando das ações que tomaria e efetivou os devidos pedidos administrativos para obter informações necessárias, e com isso, quantificar os impactos orçamentários e, na sequência, oportunizou a participação dos servidores para a construção do novo PCCS, com disponibilização de formulário, ainda no mês dezembro do ano anterior.

A MAIOR CONQUISTA

FEVEREIRO:

Depois de idas e vindas, exaustivos debates e construção de sadio diálogo junto à cúpula do PJ/RO, com apresentação de Estudo Técnico sobre os benefícios para a redução da jornada de trabalho, apresentado pelo diretoria do SINJUR, foi aprovada pelo Pleno da Corte, por unanimidade, com voto de louvor proferido pelo desembargador Renato Mimessi, na manhã desta segunda feira, 22, a Resolução que fixa o horário de expediente de 07 horas, em turno único, com intervalo intra-jornada de 30 minutos, nos órgãos integrantes do Poder Judiciário do Estado.

Esse projeto foi construído pelo SINJUR, ainda no ano de 2.018, dentro dos estritos parâmetros de legalidade e com estudos técnicos detalhados do ganho de qualidade de vida, que seria experimentado por magistrados e servidores.

Também se levou em conta durante a elaboração do projeto, a manutenção da melhoria dos indicadores de produtividade, o que sustenta o prestígio do judiciário junto à sociedade rondoniense.

Com a questão sempre em sua pauta, no dia 5 de março de 2.020, o Sinjur protocolou o processo no SEI sob o número 0019719-74.2019.8.22.800, e submeteu à discussão em Assembleia Geral da categoria, sendo a proposta deliberada com aprovação de mais de 96% dos sindicalizados.

Como restou claro, esta era, portanto, uma antiga reivindicação dos servidores da justiça, uma vez que os demais Poderes do Estado, inclusive o Tribunal de Contas, já praticavam jornada de trabalho de 30 horas semanais, restando apenas a inclusão dos servidores do Poder Judiciário que possuem o mesmo regime jurídico, e se sentiam preteridos pela falta de paridade da questão.

Composição do Conselho de Representantes Confira o comunicado:
http://www.sinjur.org.br/nota-de-esclarecimento-pccs/

O SINJUR convocou seus filiados para comporem o conselho de representantes e delegados sindicais para o triênio 2021/2023. A convocação atende aos artigos 9 e 10 do Estatuto do SINJUR e abrange todas as comarcas.

Veja a matéria:

http://www.sinjur.org.br/sinjur-convoca-filiados-para-escolha-de-representantes-e-delegados-sindicais/

CONQUISTA DOS SERVIDORES DE NÃO DEVOLVER AUXÍLIO TRANSPORTE:

Após muita luta, o SINJUR obteve êxito e comemorou com seus sindicalizados, a vitória com a decisão do Presidente do PJRO, desobrigando os servidores de devolverem os auxílios-transportes recebidos durante o período do período mais crucial da pandemia.

ENTENDA O CASO:

Em 06/04/2020, devido à pandemia, os servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia foram obrigados a se afastarem, respeitando Ato Conjunto, de seus locais de trabalho. Alguns passaram a ter horários reduzidos e outros a trabalharem exclusivamente em home-office. Ocorre que foi autorizado o desconto do auxílio-transporte dos servidores e estagiários que laboraram em regime home office, a partir de 06/04/2020, no limite de 10% (dez por cento) sobre sua remuneração.

No entanto, o SINJUR não podia se coadunar com tal determinação, já que a devolução dos valores já recebidos, na forma estabelecida na decisão, traria diversos prejuízos aos servidores.
Assim, por entender que o recebimento de boa fé na administração pública não requer devolução e que não havia a devida regulamentação do trabalho remoto em suas especialidades, home office ou tele trabalho, o Sinjur peticionou de forma administrativa à Presidência do TJ, para que tal decisão fosse revogada.

COVID-19 E SOLIDARIEDADE COLETIVA:

Já começo do ano, as mortes se sucederam por conta da contaminação do coronavírus, e a dor da perda deu lugar à solidariedade e ao amor. O TJ/RO perdeu diversos servidores e dentre eles, o oficial de Justiça Rômulo Pessoa de Oliveira.

No decorrer de seu calvário com a doença, foi feita uma arrecadação de fundos pela família e amigos, para custear seu tratamento. Com a colaboração de corações generosos, foi arrecadada a quantia de R$ 54 mil reais, mas Deus chamou Rômulo no dia 18/02, um pouco antes de os recursos serem utilizados na sua recuperação.

Todavia, floresceu da dor da família, o gesto de honestidade, grandeza e solidariedade, em devolver a quantia arrecadada com doação a entidades filantrópicas, que lutam para resgatar outras vidas que agonizam.

Veja a campanha:
http://www.sinjur.org.br/a-dor-da-perda-deu-lugar-ao-amor-e-a-solidariedade/

MARÇO:

Mais benefício aos servidores:
O SINJUR iniciou março celebrando convênio com a Clínica Khiros que garante atendimento na área de fisioterapia aos filiados do SINJUR, em Porto Velho. O convênio firmado pelo SINJUR consistia em descontos sobre produtos e serviços prestados.

Convênio com a Clínica Khiros garante atendimento na área de fisioterapia aos filiados do SINJUR

Sinjur apoia campanha Páscoa Solidária e pede doações

Uma campanha de arrecadação de cestas básicas para doação às entidades filantrópicas e pessoas em situação de vulnerabilidade, ganhou corpo entre servidores do judiciário rondoniense e contou com o apoio do Sinjur.

A iniciativa foi articulada pela CPE – Central de Processamento Eletrônico do PJ, sob a coordenação da servidora Cidinha Fernandes.

Em dezembro do ano passado, foram doadas 150 cestas e contempladas 05 instituições, algumas das quais, afetadas pelos efeitos da pandemia do coronavírus.

MENOS REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE

O mês de março encerrou com uma grande conquista, muito comemorada pela Diretoria e sindicalizados: o menor reajuste histórico dos planos de saúde nos últimos quinze anos

Após diversos questionamentos e ponderações, foi feito um levantamento dos reajustes dos planos de saúde firmados junto à UNIMED PORTO VELHO.

Eufórica, a presidente Gislaine Caldeira, comemorou: “Esta foi uma negociação história na vida do Sinjur. Conseguimos o menor reajuste de todos os tempos, inferior inclusive à inflação do período INFERIOR inclusive as disposições pactuadas em contrato, o que demonstra o nosso compromisso com o bem-estar e a defesa dos interesses da nossa categoria”.

SINJUR conquista menor reajuste histórico dos planos de saúde nos últimos quinze anos

Em 25 de março, o dia consagrado ao Oficial de Justiça, a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira e sua Diretoria, celebraram a data com mensagens festivas e vídeos para elevar esta profissão, muitas das vezes incompreendida, mas que é a consolidação do ato processual entre a justiça e as partes.

SALVE 25 DE MARÇO DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA – MENSAGEM DO SINJUR

DEFESA DA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO:

Irmanado com outras categorias visando o não desmonte do serviço público, o SINJUR, em atendimento a convocação feita pela Federação Nacional dos Servidores- FENAJUD, convidou seus filiados e a sociedade em geral, para participar da I Carreata em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa, realizada em Porto Velho, que contou inclusive com homenagem aos trabalhadores da saúde.

Convocação para carreata em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa

TRIUNFO DA VIDA DE SERVIDOR QUE ESCAPOU DA COVID

No dia 26 de março o SINJUR comemorou o triunfo à vida, com a vitória do funcionário Marcos Vinicius Barros, deixando a UTI, depois de não ter sido intubado por falta de vagas.

A presidente Gislaine Caldeira e a diretora sócio assistencial Orquídea Monteiro, fizeram questão de ir pessoalmente recepcioná-lo na saída do hospital, irmanando-se na comemoração pela sua vitória.

http://www.sinjur.org.br/exemplo-de-superacao-marcos-vinicius-barros-vence-a-covid-e-familia-e-amigos-comemoram

ABRIL

OUTRA CONQUISTA DOS SERVIDORES:

Diretores do Sinjur participaram da Assembleia Geral de Fundação da ASJB – Associação dos Servidores do Judiciário Brasileiro, cuja entidade atuará em âmbito nacional. O evento ocorreu na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Diretores do Sinjur participam da criação da Associação dos Servidores do Judiciário Brasileiro

MAIO

Trabalho da diretora Orquídea Sousa consolida ações do Sinjur em favor de seus filiados

Entusiasmada com seu primeiro mandato classista, Orquídea vem atuando com maestria no cotidiano da vida dos servidores e, com isso, marcando tentos memoráveis quando o assunto é estender as mãos aos que necessitam de seus préstimos.

“Eu, enquanto diretora sócio assistencial, tenho tentado fazer um trabalho humanizado, individualizado e de atenção ao nosso filiado. Tivemos que nos adaptar ao novo normal reduzindo nossas presenças físicas aos nossos locais de trabalho, para preservar nossa vida, mas nunca deixando de atender ao nosso público”, pontua.

Encurtar distâncias, combater a exclusão e promover o desenvolvimento individual de cada servidor, seja na vida em comum ou em grupo, é um dos destaques mais eloquentes do seu trabalho.

Trabalho da diretora Orquídea Sousa consolida ações do Sinjur em favor de seus filiados

COMEMORAÇÃO DOS 37 ANOS DA PRIMEIRA TURMO DO CONCURSO

No dia 14 de maio, completou 37 anos da posse da primeira turma de técnicos judiciário do TJRO. A data foi comemorada pelo SINJUR como um acontecimento histórico para o Estado de Rondônia. O fato registrou uma verdadeira epopeia para os servidores e servidoras que abraçaram a missão de consolidar a atuação do Poder Judiciário rondoniense.

14 de maio, 37 anos da posse da primeira turma de técnicos judiciário do TJRO

RECADASTRAMENTO DO SERVIDOR:

O dia 14 de maio ficou marcado na agenda do SINJUR, como a data do recadastramento anual, feito pelos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).

O SINJUR fez uma mobilização através de seus meios de comunicação e obteve êxito, além de garantir que os proventos dos segurados não seriam bloqueados.

Recadastramento anual de aposentados e pensionistas continua suspenso em Rondônia

OUTROS BENEFÍCIO AOS SERVIDORES:

Sinjur e Faculdade Estácio | UNIJIPA firmam convênio para garantir descontos exclusivos

A diretoria do SINJUR, pensando no filiado, em parceria com a Faculdade Estácio | UNIJIPA de Ji-Paraná, firmou convênio para garantir descontos exclusivos.

Os filiados do SINJUR bem como seus dependentes e funcionários do sindicato, passaram a ter descontos especiais nos cursos de Graduação Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, tanto nos cursos presenciais quando nos cursos da modalidade EAD, além de desconto nos cursos de Pós-Graduação de Especialização e MBA.

Diretores do Sinjur discutem com a cúpula do TJ/RO extensa pauta de pendências dos servidores

Na última terça-feira (25), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), na pessoa de sua presidente Gislaine Caldeira e dos diretores Rafael Ricci e Orquídea Sousa, acompanhados do advogado da entidade, Eurico Montenegro Neto, participaram de reunião presencial com a cúpula do TJ/RO, para tratar de uma série de assuntos relacionados à vida funcional dos sindicalizados.

Estavam presentes no encontro, além do desembargador presidente, Paulo Kiyochi Mori, os juízes auxiliares da presidência, Rinaldo Forti da Silva, Álvaro Kalix Ferro e Guilherme Ribeiro Baldan. Na oportunidade, foi discutida uma vasta pauta, tendo como primeiro ponto o retorno do pagamento da ação intitulada 89.22%.

AÇÃO DOS 89,22%:

Sobre esse tema, primeiramente foi feita uma explanação pormenorizada pelo advogado do Sinjur e, na sequência, o presidente do TJ informou que determinará que fique à frente deste trabalho o secretário de SGP Gustavo Luiz Sevegnani Nicocelli, e que o Sinjur poderá, também, indicar um servidor, para participar acompanhando a realização do levantamento dos valores e dos credores para posterior análise da presidência.

Andamento do processo – A comissão concluiu o relatório e o processo encontra-se concluso para administração superior do Tribunal de Justiça.

JUNHO

SALÁRIO, PCCS E PROPOSTA APRESENTADA PELO SINJUR

No dia 18/06, a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, acompanhada do Diretor de Patrimônio, Ricardo Paraízo, e do Diretor Financeiro, Rafael Ricci, foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo Kiyoshi Mori, e, também, pelos juízes auxiliares da presidência, Rinaldo Forte da Silva e Álvaro Kálix Ferro.

Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de composição salarial dos servidores, cuja proposta foi apresentada pelo SINJUR ao TJ, ainda no ano de 2.020, na ordem de 8%.

Diretoria do SINJUR se reúne com a cúpula do TJ/RO para tratar do PCCS e de reajuste salarial

IMUNIZAÇÃO DE SERVIDORES LINHA DE FRENTE PEDIDA PELO SINJUR

Na mesma reunião, preocupada com as contaminações do coronavírus que recrudesciam, a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira e sua diretoria, solicitaram ao presidente do TJ, que oficiais de justiça e pessoal da linha frente fossem vacinados de forma prioritária.

Em atendimento, foi baixado Provimento pela Corregedoria n.013/2021, no qual disciplinava o procedimento, tanto para o pessoal da linha de frente, como para oitiva de partes/testemunhas que não dispõem de equipamentos tecnológicos suficientes para realização do ato.

http://www.sinjur.org.br/sinjur-vai-ao-tj-pedir-que-oficiais-de-justica-e-pessoal-de-linha-frente-sejam-vacinados/

http://www.sinjur.org.br/presidente-do-tj-atende-pedido-do-sinjur-e-oficiais-de-justica-e-servidores-da-linha-de-frente-serao-vacinados-com-prioridade/

INFORME SOBREPLANO DE SAÚDE PARA CONHECIMENTO DE TODOS

A Diretoria do SINJUR soltou Informe dando conhecimento a todos de que o Plano de Saúde Coletivo que mantém junto a AMERON, celebrado inicialmente em julho de 1.999, sofreria realinhamento da tabela de preços praticada, para cumprir as normativas da Agência Nacional de Saúde (ANS), e detalhou cada faixa etária.
http://www.sinjur.org.br/informe-sinjur-sobre-realinhamento-da-tabela-do-plano-de-saude-da-ameron/

VITÓRIA!
Deputados aprovam PLC 102 que estende auxílio saúde para aposentados e pensionistas do TJ/RO

Depois de um monumental trabalho de articulação, visitando gabinete a gabinete, a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, e diretores da Instituição, conseguiram aprovação pela Casa de Leis, da PLC 102, que estendeu o benefício do auxílio saúde aos aposentados e pensionistas do Poder Judiciário de Rondônia.
A aprovação do benefício era aguardada pela categoria e foi acompanhada de perto diretores do Sinjur.

Demonstrando prestígio com os parlamentares na construção de pontes políticas, para colocar em pauta a matéria, Gislaine transitou com desenvoltura pelos corredores da Casa de Leis e, no final, pôde comemorar junto aos demais diretores da Entidade, mais esse feito no rol das conquistas obtidas pela sua diretoria em prol dos seus sindicalizados.

Observação – A Lei não foi revogada e a diretoria do SINJUR trabalhava fortemente pela implantação do auxílio a quem de direito é devido.

JULHO
O dia 27 de julho foi um dia muito especial para o SINJUR e seus sindicalizados

A presidente Gislaine Caldeira e sua diretoria, foram recebidos pela cúpula do TJ e saíram do prédio radiantes com o aumento de 4,5% deferido aos servidores. Tal reajuste é referente a perdas salariais anteriores ao ano de 2.020, do qual a diretoria apresentou proposta de 8,65%, dos quais obteve 6,5%, sendo, 2% concedido em março de 2.020, e 4,5% com implantação prevista para 2.022.

Ao comemorar mais esta conquista em prol de seus sindicalizados, a presidente Gislaine Caldeira fez questão de destacar a forma cortês, leal e de compromisso da gestão do TJ, tendo à frente Paulo Kiyochi Mori.

PARTICIPAÇÃO DO SINJUR EM ENCONTRO DA FEJANUD EM SALVADOR

No período de 30 a 31 de julho, na condição de membro titular do primeiro escalão da FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, a Presidente do SINJUR – Gislaine Caldeira, participou em Salvador-BA, da elaboração do Planejamento estratégico situacional da Entidade para os próximos seis meses.

Objetivou o Encontro, o oferecimento de metodologia na construção de políticas de unificação de lutas nacionais, capazes de enfrentar e combater os constantes ataques visando à retirada de direitos adquiridos há anos pelos servidores, e o consequente desmonte do serviço público.

AGOSTO

Em 05 de agosto, a presidente Gislaine Caldeira, em companhia do Diretor Financeiro, Rafael Ricci, se deslocaram até Brasília-DF, em comitiva nacional, para entregarem em mãos para O Presidente da Câmara Federal, Artur Lira, manifesto contra a REFORMA ADMINISTRATIVA.

Antes, eles peregrinaram durante todo o período da manhã e tarde pelos gabinetes dos parlamentares angariando apoio visando a não aprovação da PEC 032/2020, da Reforma Administrativa.

Comitiva de Representações de Trabalhadores entregam em mãos ao Presidente da Câmara Federal manifesto contra REFORMA ADMINISTRATIVA

INFORME AOS SINDICALIZADOS:

Em 11de agosto, a Diretoria do Sinjur, por dever de transparência, informou aos seus sindicalizados aposentados, que tomou conhecimento de que o Presidente do TJRO, Des. Kyochi Paulo Mori entendeu que a Lei n. 1.093 de 20 de julho de 2021 (auxílio-saúde aos inativos) violaria a LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e determinou ao Gabinete de Governança/CMI, que adotasse as providências necessárias para a revogação da Lei Complementar n. 1.093/2021.

E prometeu envidar esforços para que o direito ao auxílio-saúde seja implementado A TODOS a partir do dia 1°/01/2022.

SETEMBRO

Deputados agem nas sombras dão rasteira nos servidores e aprovam Reforma da Previdência Estadual

Os deputados estaduais deram uma verdadeira demonstração de que não têm mesmo compromisso com os votos que receberam nas urnas, dos servidores públicos de Rondônia. A prova disso, foi a provação da PLC/020, da Reforma da Previdência Estadual, com 18 votos favoráveis e 01 contrário.

Ao final, restou patente, a falta de palavra do presidente Alex Redano e o compromisso firmado por outros parlamentes com os Sindicatos Unidos, de abrirem diálogo, aceitar sugestões, e só votar a matéria após exaustivas discussões para não prejudicar a classe trabalhadora do Estado. Na verdade, tudo foi feito o contrário do acordado e, o pior, nas sombras.

MAIS DISCUSSÃO SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA:

Diretoria do Sinjur participa de reunião no Tribunal de Contas para tratar da Reforma da Previdência

A presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, acompanhada do diretor Rafael Ricci, e de outros representantes da classe dos trabalhadores, participaram de reunião, a convite do Tribunal de Contas, na pessoa do conselheiro Edilson Silva, para tratar de assuntos relacionados à Reforma da Previdência.

O tema é antigo, complexo, e já remonta a data de dezembro de 2.019, ocasião em que o governo do Estado mandou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Reforma da Previdência, mas por deliberação de foro íntimo, Marcos Rocha, logo em seguida, retirou-o para fazer algumas adequações.

SINJUR PRESENTE EM BRASÍLIA NA MANIFESTAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA:

Engajados nessa luta, diretores do SINJUR, na pessoa de sua presidente Gislaine Caldeira, da diretora sócio assistencial Orquídea Monteiro e do diretor jurídico Jerdson Raiel Ramos, participaram de forma aguerrida do trabalho de corpo a corpo contra a Reforma Administrativa, convencendo os deputados do quão danoso seria sua aprovação.

RETORNO DO TRABALHO PRESENCIAL:

TJ/RO indica possibilidade de retorno do trabalho presencial em outubro

O Tribunal de Justiça de Rondônia, através da Comunicação Interna – CI Circular nº 5 / 2021 – GP/PRESI/TJRO, indicou o mês de outubro como data possível para a retomada das atividades de trabalho presenciais em todas as suas Unidades no Estado.

Para tanto, ressalta o comunicado, da importância do comando compulsório de vacinação para todos, fato comum nos casos que envolvem questões de saúde pública, em se tratando de pandemias/epidemias.

Pontua e enfatiza a comunicação, que todos deverão estar completamente imunizados (duas doses da vacina ou dose única, quando couber), observado o cronograma de vacinação exposto na sede da comarca de lotação, segundo a faixa etária a que pertencem.

OUTUBRO

SINJUR convida filiados para participar de encontro virtual que vai discutir saúde nos aspectos físicos, social, familiar e nas relações interpessoais

Quando o assunto é bem-estar de seus filiados, o Sinjur não perde tempo. Desta vez, já “engatou” participação em evento promovido pela Corregedoria Geral de Justiça-CGC, que foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro.

O objetivo do evento foi o de promover a melhoria da saúde nos aspectos físicos, mentais e nas relações interpessoais, para o combate à pandemia do novo coronavírus. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube, de forma gratuita.

CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA

Presidente do SINJUR participa de NOVA manifestação em Brasília contra a PEC da Reforma Administrativa

A Presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, representa a Entidade em Brasília, em manifestação promovida pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – FENAJUD – em parceria com sindicatos de todo o país, com o objetivo de dialogar e apresentar sugestões, visando derrotar a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa.

Unidos e firmes nas mobilizações na capital federal, servidores públicos engajados vem ganhando cada vez mais apoio de parlamentares contra a aprovação da PEC 32, e com isso, o trabalho vem surtindo o efeito desejado.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO É COMEMORADO PELO SINJUR

MENSAGEM DO SINJUR

Prestar serviços à sociedade é uma das mais singulares tarefas na vida daqueles que, com sua experiência e conhecimentos técnicos, dedicam seu dia a dia no trabalho duro, no afã de zelar pelo bem-estar da cidadania.
Fazer de seu local de trabalho um ambiente acolhedor, mesmo na solução de uma simples informação a quem dela necessita, é uma dádiva no coração daqueles que cultivam a arte de servir.

Como sabemos, nenhuma estrutura pública no país funciona sem a força aguerrida e trabalhadora do servidor, promovendo os direitos dos cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Sinjur realiza primeira rodada do ciclo de palestras sobre saúde da mulher

O Sinjur, através do Programa de Promoção de Saúde Sinjur +Saúde, realizou entre os dias 25 a 29 de outubro, um ciclo de palestras sobre saúde da mulher. A palestrante, a médica ginecologista e obstetra e presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia – ASSOGIRO, Ida Peréa, abordou temas relacionados à prevenção ao câncer de mama e colo do útero, bem como dicas para uma alimentação mais equilibrada. Também foi abordado sobre o calendário vacinal de adultos e idosos.

As palestras, nessa primeira rodada, foram realizadas nas comarcas de Porto Velho, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná e Ariquemes.

NOVEMBRO

CICLO SINJUR INTEGRAÇÃO: Sinjur realiza primeiro passeio ciclístico em parceria com as empresas Ciclo Cairu e On Life Granola

Na véspera de feriado do dia de finados, a diretoria desporto e lazer do SINJUR, nas pessoas dos colegas Gualter e da Telma, realizou o “Primeiro Passeio Ciclístico Bike Sinjur”, com a participação dos sindicalizados e, ao final, houve o sorteio de uma bicicleta aos que cumprissem integralmente o trajeto programado.

O evento contou com a participação de servidores das comarcas de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Rolim de Moura e Buritis.

A largada teve início às 6h30min da manhã, da sede do Sindicato, e o percurso final foi na chácara da Bia, localizada no km 13 da BR-364, sentido Acre, onde foi servido um delicioso café da manhã aos atletas, com sorteio de uma bike ofertada pela empresa Ciclo Cairu.

O evento contou com a participação do magistrado Audarzean Santana da Silva e a vencedora do sorteio da “Bike”, foi a psicóloga Suélen de Araújo Neves.

Sinjur realiza live para homenagear o dia do servidor público com sorteio de brindes

Por deliberação da diretoria do SINJUR, foi escolhido o dia 19 de novembro para realização de uma live, com transmissão pelo Facebook do sindicato, em comemoração ao dia do servidor público, transcorrido em 28 de outubro.

PRÊMIOS:

Na ocasião, foi feito o sorteio de prêmios para as 23 Comarcas e cada uma delas recebeu UMA BICICLETA.

Da Comarca zero um, até a nona, todas receberam um massageador da Polishop no valor de R$ 2.300,00, para o sorteio da décima Comarca até a vigésima terceira, foi sorteado um jogo de panelas de cerâmica no valor de R$. 1.300 reais.

DEZEMBRO

SINJUR encerra Ciclo de Palestras em Guajará Mirim e resolve pendências de natureza administrativa

Dando prosseguimento ao seu Ciclo de Palestras através do Programa de Promoção de Saúde Sinjur +Saúde, a diretoria do Sindicato esteve visitando os municípios de Buritis e Guajará Mirim.

O programa, que visa resguardar a saúde dos servidores do Poder Judiciário rondoniense, teve palestra proferida pela médica ginecologista e obstetra Ida Peréa, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia – ASSOGIRO.

Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dezembro Vermelho”, este último, (uma campanha iniciada que trata de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis).

SINDICATO INCENTIVA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO CONSELHO DO IPERON

A Diretoria do SINJUR, na pessoa de sua presidente Gislaine Caldeira, solicitou aos seus sindicalizados que participem ativamente do processo eleitoral que escolherá os quatro membros do Conselho Fiscal do Iperon, cuja eleição dar-se-á em 12/01/2022.

Nessa eleição dos titulares, que atuarão na condição de representantes dos beneficiários do Regime Próprio de Previdência do Estado de Rondônia – RPPS/RO, nos próximos anos, também serão escolhidos os seus respectivos suplentes.

PARTICIPAÇÃO DO SINJUR EM CONGRESSO DO CONSEJU EM FORTALEZA-CE

Uma nova era no mundo sindical: Delegação do SINJUR participa do XII Conseju

Uma delegação do SINJUR, composta pela Presidente – Gislaine Caldeira, Diretores; Wagner Santos – (administrativo), Jerdson Raiel Ramos – (Jurídico), Itamar Rocha – (Desporto e Lazer), Marcia Pacheco – (suplente Finanças), Raimunda Pereira Heitmann – (Delegada Ji-Parana), Andreia Pereira – (Delegada SFG), Anilton Santos – (Delegado Vilhena), Eliomar Silva – (Delegado Machadinho do Oeste), Diego Morais – (Delegado Nova Brasilândia do Oeste), Samia Pilati – (Delegada Ariquemes), Sandra Aparecida Faria – (Delegada Buritis), Solange Rodrigues – (Delegada Cacoal), Nivaldo Anjos Silva – (Delegado Presidente Médici), e Marismeiri Lima- membro do Conselho Fiscal.

Participaram entre os dias 08 e 10/12, em Fortaleza-Ceará, do XII Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário – CONSEJU, da Fenajud – (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados).

Associação dos Servidores do Judiciário de Vilhena, dos Oficiais de Justiça, com apoio do SINJUR, promovem ação filantrópica com sorteio de brindes aos participantes

A ASSEJUV – Associação dos servidores do Judiciário de Vilhena, com apoio do Sinjur e da Associação dos oficiais de justiça AOJUS, promoveram uma ação filantrópica entre amigos, com sorteio de uma bicicleta e de uma pintura em tela.

O objetivo da ação é de angariar recursos para auxiliar no tratamento da servidora Odeneide Godinho, que esteve intubada por um longo período e está há mais de cem dias hospitalizada.

Ajuda à Esthefani filha do servidor Ronaldo Soares, para aquisição de um aparelho destinado ao controle de diabetes, a servidora Elisa Rech há 40 dias em tratamento na UTI do hospital da Unimed PVH, apoio ao senhor José de Arimatéia, que hoje vive em estado de vulnerabilidade e adoecimento, restruturação da ASSEJUV, que tem por objetivo o acolhimento de todos os servidores do estado de Rondônia e, por derradeiro, repasse de recursos para fortalecer à Associação Amigos de Quatro Patas.

O sorteio dos brindes será realizado no dia 31 de janeiro de 2.022, por via de uma “live”, e os bilhetes para concorrer a essa obra, terão o custo de R$ 25,00 reais e poderão ser adquiridos à vontade dos participantes. Por meio de transferência via PIX pela chave: acaoassejuv@gmail.com. Os participantes serão identificados pelo nome do depósito.

VISITA DE CORTESIA DO PRESIDENTE DO TJ AO SINJUR:

Presidente do TJ visita instalações do SINJUR e é recebido com cortesia por membros da Diretoria

O Presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Paulo Kyiochi Mori, visitou a sede do SINJUR, em companhia do juiz Guilherme Baldan e foi recebido com cortesia pela presidente da Entidade Gislaine Caldeira e sua diretoria.

Durante a conversa, a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, fez memorável registro das batalhas travadas entre o Tribunal e o SINJUR e destacou a mais importante e a mais desejada pelo servidor, que foi a aprovação do trabalho em turno único, a pedido do SINJUR, que, na sua opinião, contou com o empenho decisivo do presidente Kyiochi Mori.