Parabéns Trabalhadores!

0

 

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1 de maio em vários países do mundo. E a origem dessa data simbólica iniciou-se em 1886, quando trabalhadores realizaram uma manifestação pelas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, com a finalidade de reivindicar a redução da jornada de trabalho. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de maio houve um pequeno conflito com a polícia que acabou com a morte de três manifestantes. No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes matando um agente, na rixa que se seguiu sete outros morreriam. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Em seguida cinco sindicalistas foram condenados à morte e três condenados a prisão perpétua.

 

Três anos mais tarde, houve uma reunião em Paris e decidiu-se pela proposta de convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela redução da jornada de trabalho. A data escolhida foi o primeiro dia de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais e em 1919 o senado francês ratifica a jornada de 8 horas e proclama o dia 1 de maio desse ano dia feriado e foi seguido por vários países.

 

A origem do Dia do Trabalhador reflete o atual momento e que estamos vivendo junto ao TJRO. Não temos muito a comemorar, mas não podemos nos abater. Devemos estar unidos e fortes para enfrentar um patrão que não dá ao seu principal colaborador a valorização que ele espera e merece. Soma-se a isso um PL (257), que é um verdadeiro acinte aos direitos dos trabalhadores e vamos lutar muito para que isso não seja aprovado.

 

O pleito pela redução da jornada de trabalho é um dos mais reivindicados pelos trabalhadores de qualquer categoria. No TJRO não é diferente. E temos levado esse pleito constantemente ao conhecimento da Administração do TJRO. Alinhado a este pleito há ainda pelo menos mais três que são os principais pleitos do Sinjur, a saber: transposição, 89,22% e horas extras. A responsabilidade de estar à frente do Sinjur, representando os trabalhadores junto à Administração, é enorme, é honrosa, mas é também um poderoso estímulo na jornada de estar em busca por um amanhã melhor para todos nós. É preciso consolidar as conquistas alcançadas e avançar cada vez mais.

 

Desejamos que Deus abençoe a todos os trabalhadores do Estado de Rondônia. Que sejam reconhecidos como o principal colaborador que mantém todo o Estado funcionando, Que sejam ainda valorizados, respeitados e tratados dignamente. Que a união e a constante defesa do trabalhador transformem-se sempre em muitas conquistas, vitórias e realizações para todos. Temos consciência de que ainda falta muita coisa a ser conquistada, mas também sabemos que muita coisa já foi feita. Temos que manter os direitos já conquistados e ampliar essas conquistas, porque vocês merecem.

 

Aos trabalhadores, parabéns pelo seu dia!

 

E lembrem-se sempre: Lutamos Por Você!!!

 

“Alguns homens veem as coisas como são e perguntam: ‘Por que? Sonho com as coisas que não existem e digo: Por que não?!”
(John F. Kennedy)

 

Roque e Diretoria do Sinjur