ROQUE , a saga de um líder respeitoso e ético

0

“Procuram-se homens para trabalho perigoso. Salários baixos, frio rigoroso, longos meses de completa escuridão, perigo constante e retorno duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso”
Este teria sido o texto do anúncio veiculado num jornal em Londres, por Ernest Shackleton (mentor de Amyr Klink) em 1912 para recrutar a tripulação do Endurance, a caminho do Ártico.
Prometia apenas o que ele tinha certeza que poderia entregar. Shackleton era, indubitavelmente, um líder forte, autêntico e transparente. Exatamente o tipo de líder que continuamos procurando cem anos depois…
E o que é um líder transparente?
É aquele aberto, sincero e coerente, que confia em si mesmo e nos outros, que age de modo ético e íntegro, que não tem segredos ou agendas ocultas, que age de modo justo e meritocrático, que se comunica com espontaneidade e se mantem acessível ao time.
Não importando a hierarquia em uma organização, todos compartilhamos de um caudal de histórias, lendas e sentimentos que é a herança de toda a história da humanidade. Estamos unidos pelas mesmas necessidades, fraquezas e forças. Porém, o líder, ou o herói é aquele que representa a conquista de algum feito, cujo significado vai muito além dele mesmo: a derrota de um dragão que ameaçava a cidade, a recuperação de um objeto mágico, um sacrifício supremo etc.

Mas, o principal e que está por traz dessas conquistas é o resgate do SENTIDO DA VIDA que está na própria jornada.
Em função de todos estes comportamentos e atitudes, torna-se capaz de construir confiança, que é a pedra fundamental da liderança.
As pessoas estão sempre buscando sentido e significado das ações, especialmente nos seus líderes. Consequentemente, quando percebem transparência e consistência neles, aumenta sua confiança, engajamento e a chance de termos realmente uma equipe de alta performance.
O líder transparente possibilita ao time focar com mais intensidade em seus objetivos, propósitos e atividades, e trabalhar com menos estresse, desgaste, paranoia, fofocas, fantasias, sofrimento e distrações.
Resumo, quanto mais você se abrir, repartir suas ideias e compartilhar pensamentos, mais irá influenciar as pessoas a enxergar a realidade sob sua perspectiva e menor será a necessidade delas “adivinharem” o que não foi dito, criando teorias, especulações e lendas.
Em suma, o líder transparente não distrai sua equipe com inconsistências, “surpresas” e dissonâncias. Pelo contrário. Faz com que eles canalizem sua energia para ação e resultados.
Dicas finais para cada você seja cada vez mais um líder transparente:
· Fale sempre a verdade, de um modo assertivo, respeitoso e hábil.
· Compartilhe sua visão e alinhe o time quanto às estratégias e planos de ação.
· Dê a “big picture”, ajudando as pessoas a “conectarem os pontos”.
· Seja previsível com relação a valores e princípios (as regras e os pesos não podem variar durante o “jogo”).
· Seja um excelente comunicador, mantendo as pessoas informadas e atualizadas com as informações mais importantes.
· Dê feedbacks verdadeiros e construtivos.
· Seja capaz de fazer o que fala (“walk the talk”) e de comunicar o que faz (“talk the walk”).
· Quando realmente não puder responder alguma questão (quer por necessidade de sigilo, quer por ser um assunto pessoal, quer não seja o momento) explique claramente que não pode abrir a informação e os motivos. Fazer isto com clareza e objetividade já é ser transparente.
O líder-herói tem uma missão e tudo isso é importante, mas a causa de um líder-herói é muito mais profunda: é apontar o caminho para uma conquista que envolva e transforme a todos, não só da organização em que trabalha, como também a sociedade e em ultima instância o planeta que vivemos.
Parabéns ROQUE , um líder respeitoso e ético

José Carlos Silva – Diretor de Esportes e Lazer – Sinjur 2015/2018