Orientações gerais sobre a eleição para Delegados e Representantes Sindicais

0

 

A Assembleia Geral Ordinária para escolha dos Delegados e Representantes Sindicais ocorrerá em 27/02/2018, nos termos do Edital 02/2018, com primeira chamada às 7h30min; se dois terços dos filiados na comarca ou prédio estiverem presentes, deve ser iniciada a Assembleia.

  • Se não, na segunda chamada, às 8h30, com a maioria dos presentes, deve ser aberta a solenidade, com a leitura do edital e abertura de prazo para que os interessados se candidatem.

Havendo mais de um candidato, os presentes deverão votar se querem realizar a escolha por voto secreto ou por aclamação. As cédulas de votação poderão ser confeccionadas de acordo com a disposição dos participantes da Assembleia. A Diretoria sugere o modelo em anexo, no qual é possível ter até oito cédulas por página de papel A4, que deve ser recortado. (Modelo em PDF enviados aos representantes).

 

  • ATENÇÃO: Não havendo interesse de candidatos ou quórum para votação, a sessão deverá permanecer aberta até as 11h, quando deve ser encerrada, e lavrada ata informando que não houve interesse de eleger representante naquela localidade.

 

VOLTANDO À ELEIÇÃO:

 

Após inscritos os interessados no cargo de Delegado Sindical, será apresentada aos presentes uma lista com todos aqueles que manifestaram interesse em ser eleitos para tal cargo.

Após iniciada a votação (secreta, conforme o Estatuto) ou aberta (com aprovação previa pelos presentes na assembleia), devem ser imediatamente contabilizados os votos.

 

Nas comarcas com maior número de filiados, é sugerido que seja montada uma mesa apuradora para contabilizar os votos. Nas menores é possível fazer esse controle de forma simples e manual.

Encerrada a apuração (contagem) dos votos, o resultado deve ser proclamado em voz alta aos presentes e lavrada a ata da Assembleia, conforme modelos que seguem também em anexo.

  • Assim que proclamado o resultado da vontade soberana da categoria, o mesmo deve ser informado, via e-mail ou telefone, para divulgação dos nomes de todos trabalhadores eleitos, por meio do Site do Sinjur.

 

Desde já, a Diretoria agradece a compreensão e a colaboração de todos e deseja que as eleições transcorram com normalidade, e, assim, seja efetivada, pelo exercício democrático do voto, a melhor representatividade para a categoria.

Leia também:

Participe das Eleições para Representantes e Delegados Sindicais – 27/02

Diretoria do Sinjur convoca assembleia ordinária para eleição de representantes e delegados sindicais