Assistente Social – Parabéns pelo seu dia!

0

O Dia do Assistente Social surgiu no Brasil a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Assistentes Sociais podem trabalhar como servidores públicos, no sistema prisional, junto ao Judiciário, em organizações não governamentais, hospitais, escolas, empresas, institutos de pesquisa, sindicatos, junto aos movimentos sociais e, ainda, como autônomos. Além, é claro, da docência, formando outros assistentes sociais.

Assistentes Sociais atuam diretamente junto à população, buscando garantir o acesso a serviços públicos de qualidade, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento do exercício da cidadania. São compromissados com a justiça social e garantia de direitos a toda população.

“Neste dia especial parabenizamos todas as Assistentes Sociais do Poder Judiciário do Estado de Rondônia e em especial a nossa Diretora Sócio Assistencial Beatriz Helena Peres Alves, a querida Bia”.