Fenajud realizará em maio I Encontro Norte e Nordeste em Porto Velho

0


Atividade acontece em parceria com o Sinjur-RO, entre os dias 13 e 14 de maio de 2022. O tema é: “Lutas, Resistências e Vitórias”.

A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados fará seu I Encontro Norte e Nordeste, na cidade de Porto Velho, em Rondônia, nos dias 13 e 14 de maio de 2022, na sede do Sinjur-RO, na Rua Venezuela, 1082 – bairro Nova, Porto Velho, na capital do Estado.

O Encontro é idealizado pelos coordenadores regionais Norte e Nordeste, Gislaine Caldeira e Luiz Cláudio, tem como tema: “Lutas, Resistências e Vitórias” e vai dialogar sobre a pauta comum dessas duas regiões do país.

Com pauta extensa, os coordenadores pretendem debater sobre “As diferenças de engajamento entre as reformas administrativas e previdenciárias e a representatividade do servidor público” e “A importância da construção coletiva para a história e o impacto na vida atual do servidor”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo LINK, com nome completo e nome do sindicato que irá representar.

Gislaine Caldeira explica o motivo do Encontro acontecer visando esses estados. “Essas regiões têm peculiaridades. Tribunais muito característicos, quantidade de processos, de servidores, também no quesito orçamento. E a nossa troca de informações tem finalidade de fortalecimento de cada instituição destas regiões. O colégio de presidentes tem tomado atitudes similares. Por exemplo, Rondônia expede um ato, acontece o mesmo no estado do Tocantins, na mesma semana. Por isso, precisamos fortalecer essas regiões e ampliar nosso debate em torno da defesa dos servidores e servidoras desses estados”, enfatizou.

Para Luiz Claudio, “É um momento histórico para a Fenajud. As coordenações do Norte e Nordeste resolvem fazer o I Encontro das duas regiões pois existe uma familiaridade muito forte do ponto de vista das lutas, das adversidades, e das incríveis vitórias que esse povo conquistou. São regiões que têm muito em comum, e querem mostrar que o Brasil é um só, que embora existam regiões mais pobres e desfavorecidas que outras, que não esqueçam que foram os povos dessas paragens que fizeram o Brasil o que é hoje”.

Programação:

No dia 13, a abertura será realizada às 19h. Já no dia 14, as atividades terão início às 9h, com a palestra “A importância da construção coletiva para a história e o impacto na vida atual do servidor público”. Às 14h haverá a Plenária Interna final do Encontro Norte e Nordeste.