SINJUR - Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judicíario do Estado de Rondônia

Categoria aprova contas exercício 2018

0

Após contagem dos votos relacionados à assembleia geral ordinária do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia (Sinjur), ocorrida no dia 14/06/2019, a categoria decidiu, por maioria, aprovar o parecer favorável lavrado por dois membros do Conselho Fiscal no sentido de aprovação das contas do ano-calendário 2018.

Foram 13 comarcas que optaram pela aprovação, 3 pela reprovação, enquanto as demais se abstiveram. A Diretoria explica que a apuração dos votos tem se dado da seguinte maneira: as atas de todas as comarcas são recebidas de modo que a deliberação de cada uma delas corresponde a 01 (um) voto, aliás procedimento consuetudinário que vai ao encontro da representação democrática.

Vale assinalar que, de acordo com as atas lavradas nas respectivas comarcas, fosse o método de apuração calcado em no critério “um voto por filiado”, teriam sido as contas aprovadas contas desta Gestão (exercício 2018), também aprovadas por maioria (268 votos), pois apenas 39 votaram pela reprovação.

De toda forma, pautada pela lisura e manutenção dos costumes da entidade, a Diretoria lavrou a ata tendo em conta a chamada “votação por comarca”.

Infelizmente, a Assembleia ocorrida em Porto Velho foi palco de mais uma tentativa de grupos da oposição (os mesmos que tentaram, inutilmente, anular a eleição desta Diretoria) de criar obstáculos a atuação sindical transparente – como bem ilustra a transmissão ao vivo via Facebook), e de promover a divisão da categoria, com vistas às eleições sindicais do próximo ano.

Em verdade, essa manobra nada mais é do que uma reação colegial à abertura de um inquérito policial e ao ajuizamento de uma ação de exibição de documentos, ano passado. O objetivo é forçar a “retirada” dessas medidas, sob o falso pretexto de se obter a volta da paz ao sindicato.

A atual Diretoria informa que fará assembleia geral extraordinária, no próximo semestre, para deliberação sobre o modelo de votação nas assembleias realizadas simultaneamente em todo o Estado, de modo que a própria categoria definirá qual o melhor método de apuração.

Transparência

De acordo com o Estatuto do Sinjur, o prazo da Diretoria para prestação de contas é até o final do mês de junho do exercício seguinte. Isso quer dizer que o prazo estatutário foi cumprido, após anos sem ser respeitado.

Isso sem mencionar a inovação trazida pela transmissão ao vivo via Facebook, devidamente aprimorada nessa assembleia, ante reclamações ocorridas na penúltima, relacionadas à queda do sinal.

Desse modo, foi levada oportunidade de decisão para servidores de todo Estado, ao revés do que se dava nas velhas assembleias, nas quais menos 2% do total dos membros da categoria definia os rumos de importantes deliberações, como aprovação de contas e ingresso de ações de judiciais, quando se realizava a votação só em Porto Velho.

Essa era em que as decisões eram tomadas apenas pelos presentes no auditório na capital, sem transmissão ao vivo ou qualquer registro audiovisual, acabou com a chegada desta gestão. Os tempos atuais exigem das instituições e representantes uma postura coesa com a tecnologia disponível e com o desejo da sociedade por mais transparência e participação.

Divergências

Um dos membros do Conselho Fiscal não participou da elaboração do parecer relativo à prestação de das contas, assinalado como favorável por 02 deles.

Não obstante as claras divergências entre a narrativa desse conselheiro e os fatos, na visão desta Diretoria, durante a assembleia foi resguardado o direito à palavra e ao contraditório a todos os presentes, com conteúdo gravado e disponível na internet.

Por conta disso, até para que não pairem quaisquer dúvidas sobre a atuação sindical, o Sinjur encaminhará cópia dos livros da prestação de contas para todas as comarcas, com a realização de reuniões de “accountability” e integração, tanto nas comarcas do interior como na Capital; ademais, cópias desses materiais serão disponibilizados para os filiados que assim desejarem, inclusive com inclusão destes na lista de compartilhamento dos documentos de prestação de contas “online”.

Outra medida anunciada pela Diretoria é a de realização de uma audiência pública a cada três meses, concomitante às reuniões com o conselho (conheça a Página da Transparência do Sinjur).

Leia o Parecer Conselho Fiscal

COMARCA (clique p/ ver a ata) RESULTADO VOTAÇÃO
Guajará Mirim Aprovação Unanimidade (26)
Cerejeiras NÃO REALIZOU  
São Francisco do Guaporé Aprovação 7 aprovação; 3 se abstiveram
Ouro Preto do Oeste Abstenção Unanimidade (28)
Ji-Paraná Aprovação Unanimidade (17)
Colorado do Oeste Aprovação Unanimidade (17)
Cacoal Aprovação Unanimidade (25)
Machadinho do Oeste Aprovação 5 aprovação; 3 reprovação; 3 abstenção
Pimenta Bueno Aprovação 22 aprovação
Alta Floresta Aprovação Unanimidade (4)
Rolim de Moura Aprovação Unanimidade (26)
Ariquemes Aprovação Unanimidade (34)
Espigão do Oeste Aprovação Unanimidade (22)
Vilhena Reprovação 4 reprovação; 2 aprovação; 2 abstenção
Nova Brasilândia NÃO REALIZOU  
Santa Luzia Do Oeste Aprovação Unanimidade (17)
Jaru Aprovação Unanimidade (7)
Porto Velho Reprovação 30 – reprovação

9 – aprovação

Costa Marques NÃO REALIZOU  
Alvorada    
Presidente Médici NÃO REALIZOU  
Buritis    

 

APURAÇÃO 1 VOTO POR COMARCA

Aprovação da Prestação de Contas: 13 comarcas

Reprovação da Prestação de Contas: 2 comarcas

Abstenção à Prestação de Contas: 1 comarca

Não realizaram assembleia: 7 comarcas

 

APURAÇÃO 1 VOTO POR FILIADO

Aprovação da Prestação de contas: 268 votos

Reprovação da prestação de contas: 037 votos

Abstenção à prestação de contas:  036 votos

  • Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia

    ÁREA RESTRITA
    ACESSE O E-MAIL

  • SEDE E HOTEL DE TRÂNSITO PORTO VELHO

    Rua Venezuela, 1082 – Nova, Porto Velho – CEP: 76820-100 – Porto Velho – Rondônia
    Reservas: rsinjur@gmail.com – Fone: 3217-9254
    Plantão:  69 9 9209-0218 | 69 9 9202-9502

  • SEDE E HOTEL DE TRÂNSITO JI-PARANÁ

    Rua Julio Guerra, 1025 – Centro – Ji-Paraná – RO Reservas: reservasjipa@sinjur.org.br
    Fone: 32019531 – Plantão: 69 998479-7834