3 dicas para se proteger da inflação

0

A inflação está com tudo e atrapalha muito nossos planos, mas ficar reclamando não faz muita diferença (e nem vou falar das próximas eleições neste post).

O que fazer então? Seguir essas três dicas, que apesar de básicas, muita gente esquece:

1. Comparar preços em diferentes supermercados. Não é “economia de palito”, pois já cheguei a encontrar diferença de 58% no preço do queijo mussarela fatiado (mesma marca, só mudou o supermercado). Alguns aplicativos podem te ajudar nessa pesquisa.

2. Economize energia elétrica. Eu já trabalhei nas Centrais Elétricas de Rondônia, e lá aprendi que além de apagar as luzes e desligar eletrodomésticos que não estão sendo usados, é importante evitar ligar mais de um eletrodoméstico “gastador” ao mesmo tempo, pois eles provocam picos de consumo. Por isso, deixe para ligar o ar condicionado depois de sair do chuveiro.

3. Planeje seu trajeto antes de sair de casa, pois se ficar rodando de carro igual barata tonta, vai gastar mais combustível (e isso tá caro, hein!). Também é importante manter os pneus do carro bem calibrados e seguir as dicas do fabricante do seu carro para garantir um consumo mais moderado.

Dica bônus só pra quem está lendo até aqui: antes de comprar medicamentos, pesquise nos apps e sites das farmácias ou ligue para perguntar os preços. Não confie que determinada farmácia é sempre mais barata, pois é comum as farmácias terem linhas de produtos mais baratas e outras mais caras, então sempre pesquise antes.

Gostou? Então salva esta publicação para consultar quando quiser.